quinta-feira, 20 de março de 2008

Não se esqueça de mim

Imagem conseguida no site IMDB.com


Tem um dito popular que afirma que as pessoas entram e saem das nossas vidas e sempre deixam suas marcas, maiores ou menores. Lembro de quantas pessoas foram colegas meus de escola, mas com os quais nunca conversei, ou nunca tive a chance de ser amigo (ou não busquei essa chance) e acabaram simplesmente passando. Hoje imagino quanta coisa poderia ter aprendido ou quantas pessoas legais deixei de ter no meu ról de amizades por causa disso.

Numa época onde tudo são descobertas, onde temos pressa de crescer e participar do mundo, acabamos não enxergando as pessoas que estão ao redor, e nos fechamos em "grupinhos" por afinidades ou então nos isolamos de tudo. E quando somos obrigados a confrontar as diferenças nos vemos amendrontados de desconbrir (ou revelar) nossos pequenos defeitos e angúsitas. É com esse espírito de descobertas, que o filme "Clube dos Cinco" chegou ao cinema em 1985 e conquistou o público jovem, mostrando sem pieguices a adolcescência através do ponto de vista de um grupo de jovens totalmente diferentes entre si (ou será que eram mais parecidos do que imaginavam?).

A história é bem simples: cinco jovens são obrigados a cumprir detenção na escola, durante um sábado inteiro. Confinados numa sala, e sob a surpevisão do diretor, os 5 são obrigados a escrever uma redação sobre suas atitudes. Cada um dos 5 tem uma razão para estar ali. E cada um dos 5, sem saber, vai fazer a diferença na vida dos outros que ali estão. O que em principío poderia cair num estereótipo gigantesco, acaba se tornando uma análise muito forte da personalidade dos 5 já que o filme todo é baseado na relação que se desenvolve entre eles no período em que estão detidos na escola. São 5 jovens cada um com uma mentalidade diferente, uma história de vida diferente e que são obrigados a confrontar suas realidades e expor-se perante os outros. E essa exposição ocorre de forma tão espontânea (com diálogos fabulosos!) que somos carregados nessa análise e acabamos nos identificando com um, dois e - em alguns casos - com os 5 personagens centrais: uma patricinha, um rebelde, um nerd, um atleta e uma garota-estranha.

O elenco - formado por Emílio Estevez (o atleta), Molly Ringwald (a patricinha), Anthony Michael Hall (o nerd), Judd Nelson (o rebelde) e Ally Sheedy (a estranha) - dá um show ao protagonizar diálogos tão sinceros, que em alguns momentos, acreditamos que eles não estão interpretando. Mérito do diretor e roteirista John Hughes. Os conflitos iniciais que esse confinamento impõe aos jovens acabam caindo por terra à medida em que eles vão baixando sua guarda e revendo seu modo de agir e as razões pelas quais cada um foi detido. É engraçado e é comovente. A música tema do filme "Don't you forget about me", da banda Simple Minds, até hoje é um considerada um hit dos anos 80.



Imagem conseguida no site IMDB.com

7 comentários:

Anônimo disse...

Gostei da idéia do filme. Vou tentar assistir!!!
beeeijo e bom fim de semana, já que a gente não vai se ver mesmo, não é seu chato!!!!
uhauahauha

André Mans disse...

esse genial é um marco
pra mim e para o cinema contemporâneo

Anônimo disse...

Confira a nova coleção no blog www.ehfactory.blogspot.com e/ou envie um e-mail para ehfactory@gmail.com solicitando o catálogo da nova coleção com especificações e valores de cada produto. Recebemos pedidos de qualquer lugar do planeta (por enquanto, trabalhamos apenas com o planeta terra)!

Abraços sinceros.
Einstein Halking.

Latinha disse...

Esse filme é muito show... na hora que vi a foto logo me lembrei de Garota Rosa Shocking... bons tempos.

Grande semana para você!!1

Daniel Miyagi disse...

Oi Jr, fiz uma lista de blogs e sites la no meu canto, e adicionei o seu x-nema na minha lista

Hikaru disse...

Queridooooooôoooo
vc tem blog e eu nem sabia???
Agora eu sei eheheheh =P

Daniel Miyagi disse...

Cara, to preocupado, nao vai sumir novamente e acabar com o blog hem?