sexta-feira, 4 de abril de 2008

Nada além do dia de hoje

Depois de duas semanas sem postar, quero falar de um filme que é uma celebração à vida. Passei por uns maus bocados há uns dias e ainda estou um pouco abalado com a situação, mas há coisas que acontecem para nos fazer perceber o quanto é bom estarmos vivos. E eu amo estar vivo! Vamos ao filme...

Um grupo de moradores prestes a ser despejados de seus apartamentos. Um ex-morador, agora casado com a filha de um rico empresário, comanda a 'derrocada' do local e o início da construção de um projeto gigantesco que derrubará os prédios. Um bando de artistas jovens, perdidos em suas inspirações e anseios enquanto tentam arrumar dinheiro para pagar o aluguel. No ápice disso, as relações entre um grupo de pessoas ligadas pela amizade e pelo amor à arte independente e à boemia. Alerta para a epidemia de AIDS que estava alcançando seu auge. Junte todos esses ingredientes e você tem um dos filmes mais bacanas de 2005.


Imagem conseguida no site IMDB.com


"RENT - Os boêmios" é baseado num musical de teatro e mostra luta pelo amor, pela vida sem preconceitos, por ideais de juventude, pelo prazer de se estar vivo, para sobreviver, para pagar o aluguel e as contas. Misturando comédia e drama em doses iguais, "RENT" tem o mérito de fazer uma apologia ao lema "viva intensamente" mas sem fazer discursos demagogos ou cheios de idéias pré-concebidas, mostrando um lado consciente das consequências dessa fome de viver: falta de dinheiro para realizar sonhos, frio, fome, fácil exposição a vícios que podem sair do controle e o risco de contrair doenças, como a AIDS. E mesmo mostrando isso, "RENT" não cai no discurso moralista, nem "politicamente correto". O roteiro não condena seus personagens por terem vivido ou por serem que são. Mas também não diz que as atitudes deles são as certas. O filme mostra pessoas, não heróis, nem modelos a serem seguidos. A mensagem do filme é clara e simples: viva com amor. Ame a vida! A música de abertura é incisiva nesse aspecto: "como se mede um ano? Em amanheceres, em pores-do-sol, em meia-noites, em copos de café, em polegadas, em milhas, em risadas, em 525 600 minutos... Que tal medir em AMOR? Estações de Amor". E mesmo sendo um filme que também fala sobre sexualidade não há nudez, nem cenas de sexo, e ainda assim entendemos que os personagens têm desejos, sofrem, amam, e precisam ser amados. Amor sem barreiras de sexualidade, sem preconceitos, sem medo de ser mostrado.

A história começa na véspera de Natal de 1989 e acompanha um ano na vida de Mark, Roger, Mimi, Collins, Angel, Maureen e Joanne. Amigos que dividem os anseios da vida adulta, que se viram como podem para sobreviver em um mundo que os condena. Amigos que querem amar e viver intensamente, mas esbarram em relacionamentos complicados, ciúmes, drogas, AIDS e a constante ameaça de serem despejados, e, ainda assim, em suas vidas há espaço para tudo e todos, inclusive para celebrar "la vie bohéme" cantada e alto e bom som numa das cenas mais contagiantes do musical.


Imagem conseguida no site IMDB.com


"RENT" é uma experiência fabulosa. A direção inspirada de Chris Columbus (fã assumido do musical) funciona perfeitamente bem com um elenco que tem uma química contagiante. Detalhe: o elenco conta com quase toda a 'trupe' do espetáculo original. Anthony Rapp que interpreta Mark vai guiando toda a história. Depois que sua namorada Maureen (Idina Menzel) o deixou para viver um romance com Joanne (Tracie Thoms), Mark fica em busca de uma inspiração mas sempre pronto a ajudar a ex no que for necessário. Mark divide apartamento com Roger (Adam Pascal) um ex-cantor de rock que luta para compor uma canção de sucesso enquanto lida com o fato de ser soropositivo e com o amor pela vizinha Mimi (Rosario Dawson). Essa por sua vez, é dançarina em uma boate e parte com tudo em busca do amor de Roger, pelo qual está muito apaixonada. Nesse intervalo, ao voltar para casa depois de passar um tempo vivendo em outro estado, Tom Collins (Jesse L. Martin) conhece Angel (Wilson Jermaine Heredia) que o socorre após um assalto e com isso eles acabam se apaixonando. Tom é amigo de Mark e Roger, e num passado não muito distante, dividiam apartamento com Benjamim (Taye Diggs) que após se casar com a filha de um rico empresário, assumiu a missão de retirar todos os moradores da área, para derrubar os prédios e montar um complexo artístico, deixando todos os atuais moradores entregues à própria sorte. Entre protestos, amores, falta de dinheiro, esses personagens vivem suas vidas da melhor forma que conseguem, lutando para ser felizes.


"There's only now, there's only here
Give into love, or live in fear.
No other path, no other way. No day but today!
There's only us, there's only this,
Forget regret, Or life is your to miss,
No other road, No other way, No day but today!"


"Só existe o 'agora', só existe o 'aqui'
Se entregue ao amor ou viva com medo.
Não há outro caminho, não há outra maneira, não há outro dia a não ser o de hoje!
Só há o 'nós', só há o 'isto'
Esqueça o arrependimento ou sua vida será desperdiçada,
Não há outra estrada, não há outra maneira, não há outro dia a não ser o de hoje!"


Imagem conseguida no site IMDB.com

2 comentários:

André Mans disse...

preciso confessar que detestei o filme... achei datado, capenga e cafona. um dos piores pra constar na minha listinha negra.

Anônimo disse...

Bem, espero que seus maus-bocados terminem e que o o monstro do serviço público e a obsessão insana dos candangos por estabilidade não te contamine.