quinta-feira, 15 de março de 2007

Filme para a geração 80

Imagem conseguida no site IMDB.com

Ver um videocilp da banda POP traz uma sensação de nostalgia enorme. Em alguns momentos a gente olha e pensa "Meu Deus, é muito bobão!" E outros a gente vibra lembrando de toda a energia e musicalidade que permeava as canções oitentistas. Desde o visual exagerado até o refrãozinho grudento, o videoclip teria sido o maior sucesso se houvesse sido produzido àquela época.

Se houvesse sido? Sim, a banda POP é uma 'homenagem' a todo o estilo da década de 80. Ela foi criada especialmente para o filme "Letra e Música" e é parte fundamental da história de um 'famoso' cantor que está às voltas com o trabalho de compor uma música para a estrela do momento (uma mistura de Britney Spears com Christina Aguilera e Shakira - all in one). Para os desavisados: este filme não é um 'musical'.


Imagem conseguida no site IMDB.com

O filme estrelado por Hugh Grant ("Quatro Casamentos e um Funeral", "Um Lugar chamado Notting Hill") e pela eterna gracinha Drew Barrimore ("E.T.", "As Panteras") nos leva para um passeio pelo processo criativo dos compositores. É interessante ver os bloqueios, as tentativas, os 'absurdos' de letras e versos que vão surgindo à medida que os compositores vão conseguindo entrar em consenso e, nisso, criando a música que vai nos cativar ao final de todo esse 'percurso'.


Hugh Grant reprisa seu eterno papel de galã romantico, com a ressalva de que aqui ele assume o papel de ídolo das "mulheres" e não mais das adolescentes e jovens. Como Alex Flecther, ex-vocalista de uma banda famosa, ele vive de apresentações para galera "das antigas" (na gigantesca maioria) mulheres já casadas, com filhos e com uma vida toda estruturada. Até que, a estrela teen Cora Corman (Haley Bennett) se mostra interessada que Fletcher componha uma música para uma apresentação ao vivo que ocorrerá em pouco mais de uma semana. Encarando seu medo de compor desde que seu disco solo foi um fracasso de vendas, Alex se vê as voltas com a possibilidade de lançar um novo 'hit' e aí começa seu bloqueio criativo. Entra em cena, Sophie Fisher (Drew Barrimore) uma ex-aspirante a escritora que também está passando por uma má fase criativa. Juntos os dois vão compor a música para a apresentação de Cora, mas não sem antes terem de enfrentar os prórpios medos.

Imagem conseguida no site IMDB.com


O roteiro não é algo genial, mas conduz a situação de tal forma que nos vemos envolvidos pela dupla de compositores, e ficamos torcendo para que eles superem seus bloqueios. A trilha sonora é deliciosa, alternando baladinhas, músicas pop da década de 80 (afinal, estamos falando do vocalista da banda POP) e até mesmo uma sátira ao estilo de música que consagrou as Britneys e Christinas da vida. Destaque no filme para a lindinha Haley Bennett que enche a tela quando surge em cena e para sua musiquinha "Buddah's Delight". Outro destaque vai para Kristen Johnston (da série televisiva "3rd Rock from the Sun" e que foi a Wilma em "The Flintstones in Viva Rock Vegas", além de participar dos filmes da série "Austin Powers") como a irmã de Sophie e que era fanzoca da banda POP. As cenas dela encarando "naturalmente" um jantar com seu ídolo de juventude são hilárias... O elenco também conta com a participação especial de Campbell Scott (o par romantico de Julia Roberts em "Tudo por Amor" no papel do escritor Sloane Cates).

Por fim, "Letra e Música", se não acrescenta nada de novo às comédias romanticas, pelo menos nos faz sair satisfeitos do cinema, cantarolando sua trilha sonora. Por isso escolha ótimas companhias e vá assistir. Garanto que não do que se arrepender depois! Ahh... e observe a trajetória da banda POP enquanto assiste aos créditos... comédia pura!

8 comentários:

Unknown disse...

amei o filme.. :)
amei o blog..
e tinhamo! :D

Wendy disse...

Muito boa a crítica, fiquei com mais vontade ainda de assistir! :)

Katia Marion disse...

Fiquei louca para assistir :)

Abraços,

Katia
Anta Quadriculada

pixelpilot disse...

Mas hein? Olha só quem se rendeu ao loggin' way of life...

pixelpilot disse...

Ah, claro, o cinema é a SÉTIMA arte...

Anônimo disse...

adorei o filme e eu tenho em casa eu assisto ele quase todo dia ha! eu adoro e o alex fleter sei la do filme ele é um gato!vejo oclipe toda hora no computador no you tube como eu gosto o melhor filme que exiti no mundo intero!

Anônimo disse...

Assisti o filme hoje e gostei.
Vale a pena, apesar de ser um pouco bobinho.
Hehehe...

Juliana disse...

Adorei o filme....
muito bom.....bjssssssss